Lendo um artigo sobre o uso do Facebook no Ensino Superior pude perceber que o uso desta ferramenta de rede social pode ir muito além disso!
Hoje o Brasil é considerado o país com maior número de usurários no mundo (fonte)!
Esta ferramentas pode ser utilizada para compartilhamento de informações, contato em grupos, chats, links para sites externos e pode funcionar também como arquivo de fotos e vídeos. Sabemos que o Facebook é uma rede social que funciona a pleno vapor e mobiliza milhares de pessoas (posso exemplificar com a organização das manifestações que aconteceram em junho/2013 por todo do o país e com o encontro chamado "rolezinho no shopping" que está acontecendo em São Paulo).
Mas como utilizar esta ferramenta para a educação? Páginas e perfis dos tutores em constante contato com os alunos, criação de grupos com a finalidade de debate de assuntos e compartilhamento de informações interessantes, atendimento pelo chat, reprodução de vídeos do youtube, criação de eventos/encontros (ainda que online) e aproximação com os alunos para evitar a evasão.
Apresento abaixo alguns exemplos de interação pelo Facebook:
![]() |
| Informativo de noticias interessantes publicadas no grupo |
![]() |
| Aluno tirando dúvida sobre trabalho via chat |
![]() |
| Informativo de curso publicado em Grupo |
Você já tinha pensado assim?
Leia mais sobre o assunto...
- Facebook: rede social educativa?
- Utilização Educativa do Facebook no Ensino Superior
.bmp)
.bmp)
.bmp)
Considero o Facebook a grande ferramenta de interação na internet, pois permite que um grande grupo esteja em sintonia e se comunique. tenho uma experiência interessante com o Facebook nas turmas para as quais prestei tutoria de português instrumental (pedagogia) no polo de Barra do Piraí. As turmas resolveram criar um grupo (ou melhor, uma comunidade), o que tornou os alunos mais unidos e criaram assim grupos de estudo, trocas de informações e assim se tornaram mais próximos, relativizando a distância e o tempo, hava vista que esse é um curso a distância. Participando dessas comunidades também contribui com informações, dicas, materiais, postagens de APs antigas, exercícios para APs... Criou-se a ideia de turma, de grupo, de unidade. Isso foi muito importante e sugiro a todos os tutores que façam o mesmo, que incentivem a criação de comunidades para as novas turmas.
ResponderExcluirOi Paulo, tudo bem?
ExcluirPenso exatamente como você! Na Ead os alunos sentem alta da aproximação com o outro e as vezes o AVA não consegue fazer isso, mas o Facebook, como uma rede social (algo mais informal) consegue fazer isso.
Obrigada pela visita!
Tenho as minhas dúvidas sobre o uso do face na Ead. Percebo que o facebook pode configurar um importante ambiente virtual de troca de informações e interação. Na tutoria a distância, podemos propor a participação em eventos, propor a criação de comunidades e inserir conteúdos diferenciados em formatos diversos. O chat e os avisos podem ser utilizados para alertar sobre a urgência dos prazos. A motivação do estudante é um tema interessante, você percebe no face um caminho para esta "aproximação" dos discentes, mas apesar de criarmos vínculos virtuais conseguimos alcançar uma identidade de grupo? O facebook é um ambiente de interação ou um ambiente de entretenimento? com Achei um site que apresenta o uso do face no Ead, apresenta algumas experiências interessantes, segue o link: http://ead.faccat.br/portal/blog/facebook-guia-para-professores/.
ResponderExcluirOi Fellipe,
ExcluirNo começo tambem tinha minhas duvidas. Se ia tirar o foco dos alunos ou não, mas foi ao contrario do que imaginei.
A principio não pensava se ia adicioná-los ou não ao meu perfil, mas percebi que isso era bobagem! Os laços na tutoria presencial foram se estreitando até chegar ao Facebook o que me auxiliou e muito! E percebo nos grupos que há muita interação entre eles e muita motivação em relação a notas das APs, duvidas das ADs e ate mesmo a angustia no acompanhamento de lançamento de notas.
Agradeço a visita e seus comentários!